As mais de 30.000 famílias, representadas através dos seus movimentos participantes da União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo e Interior UMM-SP, se reuniram na cidade de Sertãozinho - SP neste final de semana, a fim de avaliar os rumos percorridos e a construção das prioridades e linhas de ação para a habitação de interesse social construída por sistemas de auto-gestão e outros.

O 12º Encontro Estadual de Moradia Popular, nos dias 18 a 20 de março de 2011, um momento onde realizamos coletivamente a reflexão com todas as lideranças da UMM.
O Encontro teve como tema Direito à Cidade: Crescimento Econômico X Inclusão Social e como sub-temas a exclusão social e territorial relacionada ao crescimento econômico, a relação entre os desastres chamados naturais e a gestão da ocupação do solo urbano e as remoções geradas pelos grandes projetos
HISTÓRICO DA UMM-SP
A UMM foi fundada em 1987 com o objetivo de articular e mobilizar os movimentos de moradia, lutar pelo direito à moradia, por reforma urbana e autogestão e assim resgatar a esperança do povo rumo a uma sociedade sem exclusão social. É uma rede de movimentos que atuam na área de favelas, cortiços, sem-teto, mutirões, ocupações e loteamentos.
Sua atuação iniciou-se pela capital e Região metropolitana e hoje atinge outras regiões do estado, como a Baixada Santista e a Região de Sorocaba e Piracicaba, Campinas e no interior do estado.
Sua forma de organização tem uma forte influência da metodologia das Comunidades Eclesiais de Base, de onde se originam grande parte de suas lideranças. Trabalha-se com grupos de base local, que se articulam regionalmente ou em nível municipal e se fazem representar nas instâncias estadual e nacional do movimento.
Cerca de 350 associações formam os mais de 35 movimentos hoje filiados, podendo-se destacar em 30.000 famílias.
Sempre defendendo a proposta auto-gestionária, o direito à moradia e à cidade e a participação popular nas políticas públicas, a UMM organiza-se em torno desses princípios comuns que se traduzem em reivindicações, lutas concretas e propostas dirigidas ao poder público nas três esferas de governo. Nesse sentido, tem enfrentado as diferentes gestões, ao longo desse tempo, buscando a negociação e a ação propositiva, sem deixar de lado as ferramentas de luta e pressão do movimento popular.
A UMM tem sido fundamental para a articulação da União Nacional por Moradia Popular, dando apoio logístico e construindo uma articulação que hoje atinge 21 Estados brasileiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário