sábado, 12 de fevereiro de 2011

13º Intereclesial das CEBs sera em 2014





A comissão organizadora do 13º intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) decidiu modificar a data do evento. Marcado para julho de 2013, o encontro foi transferido para os dias 7 a 11 de janeiro de 2014, em Crato (CE), por causa da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá também em julho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ).

A decisão foi tomada no final de semana, durante a 2ª reunião da Equipe Ampliada das CEBs, responsável pela organização dos Intereclesiais. Em carta divulgada no final da reunião, a equipe comunica também a escolha do cartaz de divulgação do próximo encontro, cujo tema é “Justiça e profecia a serviço da vida”.

Participaram da reunião cerca de 50 pessoas representando os 17 Regionais da CNBB; os membros do Secretariado do 13º Intereclesial; o bispo da diocese do Crato (CE), dom Fernando Panico; o bispo referencial das CEBs pela CNBB, dom Adriano Vasino; além dos assessores, padre Benedito Ferraro, padre Nelito Dornelas e o professor Sérgio Coutinho, do setor CEBs da CNBB.

Outra decisão da Ampliada foi a realização de um seminário, em janeiro de 2012, para aprofundar a discussão sobre a identidade e papel do Conselho Nacional para o Laicato. “No último dia de nosso encontro, foi alertado sobre a necessidade de continuarmos a discussão sobre a nossa relação com o Conselho Nacional de Leigos. A Ampliada decidiu realizar uma discussão mais aprofundada sobre a sua identidade e papel”, lembra a carta.

Na carta, os participantes relatam as grandes preocupações das CEBs em relação ao 13º Interecleisal. “A plenária mostrou grandes preocupações das CEBs rumo ao 13º: ecumenismo nos Intereclesiais, a discussão sobre o mundo urbano, a nova fala profética das CEBs na pós-modernidade, a ausência das bandeiras de luta, a militância político-partidária, a questão de gênero, a pouca presença da juventude nas CEBs”, diz a carta.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: