quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

No Brasil 30% das fontes estão poluidas

A SOS Mata Atlântica desenvolveu um estudo que concluiu que as fontes de água no país estão cada vez mais poluídas. Após analisar amostras de 43 corpos d’água, em 12 estados e no Distrito Federal, a ONG verificou que nenhuma amostra foi considerada boa ou ótima.

Com base em parâmetros definidos pelo Ministério do Meio Ambiente, os estudos realizados ao longo de 2010 revelam que em 70% das coletas feitas em rios, córregos, lagos e outros corpos hídricos, a qualidade da água foi considerada regular. Em 25%, a qualidade era ruim e em 5%, péssima.

Também foi constatado que o principal agente de poluição é o esgoto doméstico. Indicadores da falta de saneamento básico, como a presença coliformes, larvas e vermes, lixo e baixa quantidade de oxigênio na água, além de dez propriedades físico-químicas foram testadas pela ONG. Das 43 coletas analisadas, o pior resultado foi a do Rio Verruga, em Vitória da Conquista (BA), e a do Lago da Quinta da Boa Vista, no Rio.

“A poluição está muito mais vinculada à emissão de efluentes domésticos que industriais. É um problema porque 60% dos brasileiros vivem na região de Mata Atlântica”, afirmou o geógrafo do projeto, Vinicius Madazio.

A qualidade da água é um das preocupações da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou o período entre 2005 e 2015 a década internacional Água para Vida.


Da Agência Ambiente Energia

Nenhum comentário: