Loading...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Defesa jurídica dos pobres e dimensão espiritual

Prêmio
«Grupo Ronda de aDvogados»
IX Edição
www.cronda.coop

O Col.lectiu Ronda, de Barcelona, assessoria jurídica, trabalhista, econômica e social a serviço das classes populares, fiel à sua tradição de pensamento e de compromisso, convoca para a IX edição do Prêmio Ronda para o ano de 2011, para homenagear as iniciativas de defesa jurídica dos pobres, fundamentada em uma sensibilidade ou dimensão explícita ou implicitamente religiosa.


À primeira vista, pode parecer incongruente que o Col.lectiu Ronda, que se considera laico,
convoque um prêmio com conotações religiosas. Mas temos considerado que a laicidade comporta o pluralismo e, portanto, inclui tanto pessoas com sensibilidade religiosa como as que se professam agnósticas ou ateias.


As experiências que essas levam a cabo estão fundamentadas, sem dúvida, na estima pelo outro e, portanto, por uma disposição de partilhar, que tem como apoio a dimensão altruísta.


Assim, a convocação vai dirigida:
àquelas experiências nas quais a vivência religiosa ou a sensibilidade amorosa ou ainda a dimensão altruísta melhor se mostre como defensora dos pobres. Também é dirigida às experiências em prol dos pobres em que figuram recursos e enfoques nos quais a dimensão espiritual, no mais amplo sentido da expressão, esteja presente, ou nas quais o compromisso de defesa se fundamente naquela dimensão.


Obviamente, quando falamos de “pobres” estamos nos referindo também aos excluídos, marginalizados, oprimidos; e quando dizemos “dimensão espiritual”, levamos em conta o pluralismo, anteriormente mencionado.


Por tudo isso, o Col.lectiu Ronda de Abogados,
CONVOCA: entidades, grupos, coletivos e pessoas que, a partir da dimensão espiritual explicada, se dedicam à defesa do pobre a participarem do concurso, respeitando os requisitos a seguir.


BASES: Apresentação de uma informação clara e concreta sobre a experiência e a relação dela com a sensibilidade ou dimensão espiritual. Deve-se referir ao contexto social, à composição e motivação da pessoa ou entidade concursante, assim como às atividades realizadas e à avaliação dos resultados. Além disso, incluir adicionalmente um memorando informativo de apresentação da entidade. Idioma: castelhano, português ou catalão; ou qualquer outro em que a Agenda é publicada, acompanhada da tradução em alguma das línguas citadas.


Envio e prazo: deverá ser enviado antes de 31 de março de 2011, para:
agenda@latinoamericana.org e para jpujoj@cronda.coop Prêmio: 1.500 (mil e quinhentos) euros. Poderá ser declarado sem ganhador, e também ser concedido algum prêmio menor.

Nenhum comentário: