Fuga da Vila Cruzeiro vira game
Rio - Numa atitude desesperada, cerca de 200 traficantes da Vila Cruzeiro fugiram, na última quinta-feira, em direção ao Complexo do Alemão por uma trilha na localidade Vacaria. A ação, transmitida ao vivo por uma emissora de televisão, se transformou no mais novo jogo que já é sensação da Internet: Fuga na Vila Cruzeiro.
Criado pela Pindorama Games para fazer uma crítica social aos recentes episódios registrados no Rio, o jogador tem a possibilidade de interferir fazendo disparos. Cada bandido alvejado conta como um ponto. Na parte superior da tela, um placar mostra quantos criminosos foram mortos e os que conseguiram empreender fuga. As motos usadas por alguns traficantes na trilha, também aparecem no game.
No entanto, os criadores afirmam que o principal objetivo não é matar os bandidos ou deixá-los fugir, mas sim mostrar um novo ponto de vista para a situação, deixando assim que as pessoas tirem suas próprias conclusões. O jogo também não tem um final, sem vitorioso ou perdedor. Em menos de um dia, quase 40 mil pessoas já haviam acessado a novidade.
Acho que serve como uma opção de entreterimento durante o expediente de trabalho. Não defendia a morte desses bandidos, ainda mais com transmissão ao vivo. Seria chocante. Mas a sacada dos criadores foi muito interessante", destacou o publicitário João Alessandro Cordeiro, 28
POR THIAGO FERES
http://www.kongregate.com/games/pindorama/fuga-da-vila-cruzeiro
Em menos de 30 horas, cerca de 60 mil pessoas acessaram o controverso Fuga da Vila Cruzeiro, jogo online criado por uma empresa baiana que consiste em balear traficantes que fugiram do cerco policial na favela. A cada clique no mouse, um tiro e uma morte, com direito a estampido. Um marcador contabiliza os foragidos e os mortos.
As impressionantes imagens do alto da Serra da Misericórdia feitas pela TV Globo na quinta-feira passada serviram de base ao inventor, o publicitário Neca Boullosa, diretor da Pindorama Games. Ele jura que não teve a intenção de induzir ninguém à violência. "O game é um instrumento de discussão."
De Salvador, ele acompanhou a repercussão da gravação, feita do helicóptero da Globo. "As pessoas ficaram chocadas. Nos fóruns da internet, só se falava disso. Tive a ideia de não colocar um objetivo no jogo. O jogo não tem fim porque o conflito não tem fim. Você não ganha pontos nem muda de nível se matar mais", explica.
"A discussão está proposta: e agora, com a arma na mão, você atira ou não? A maioria esmagadora está vendo o jogo como uma catarse." A apresentação do jogo (www.kongregate.com/games/pindorama/fuga-da-vila-cruzeiro) é cautelosa: "O objetivo deste jogo não é matar os traficantes, tampouco deixá-los fugir. É apenas retratar aquele momento e dar a você a oportunidade de decidir."
Em inglês, um internauta diz: "Esse jogo não precisa de um objetivo. Só precisa ser divertido!!! Algo que você viu na TV e imagina como seria com um final diferente." Outro, também em inglês, critica: "A pressa em fazer esse jogo fez com que fosse chato e sem sentido." Em português, um ri: "Que coisa comédia."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário