segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CEBs:- Sacolinhas plasticas??? Nunca mais!





Como gesto concreto do 12º Intereclesial, começamos ampla conscientização para não utilização de sacolas plásticas, pois:

1. Sacolinhas de plásticos tradicionais são feitas de petróleo, recurso não renovável e cuja exploração e refino trazem danos ao meio ambiente; às vezes, em proporções catastróficas, como os derramamentos de óleo que destroem a fauna e a flora em largas extensões.

2. Sacolinhas de plástico, descartadas, demoram cerca de 500 anos até serem decompostos pela ação da natureza. Enquanto isso, se acumulam em bueiros contribuindo para as enchentes em áreas urbanas, enchendo os aterros e poluindo os cursos d'água. Além disso, matam animais por sufocamento.

3. Sacolas plásticas não embalam somente nossas compras; descartadas incorretamente, embrulham lixo que poderia se decompor muito mais rapidamente em contato direto com o ambiente.

Na Novena de Natal de 2009, todas(os) animadoras(es) decoraram sacolas de tecido, algodão cru, com bordados e ou pinturas, para sorteio à assembleia, na celebração de ação de graças pela novena.Nas missas organizadas pelas CEBs, promovemos sorteio de sacolas de tecido, nas quais colocamos material de evangelização: livreto das CEBs, Informativo La Vem o Trem das CEBs, Revista Missões, etc . É um momento de conscientização à assembleia para utilização de artigos que não agridam o meio ambiente.

Eva Modesto de Sousa Ferreira da Silva

Coordenadora CEBs Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe

Nenhum comentário: