quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Brasileiros participam da Peregrinação da Confiança no Chile

Peregrinacao_da_Confianca

Cerca de 7 mil jovens de vários países participaram da Peregrinacion de Confianza, coordenada pelos Irmãos de Taizé, na cidade de Santiago, no Chile, nos dias 8 a 12 de dezembro. Esta foi a segunda Jornada realizada na América Latina; a primeira foi em Cochabamba, na Bolívia, em 2007.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Elias Wolff, participou da peregrinação com um grupo de 40 jovens brasileiros. “A Jornada foi uma ocasião privilegiada para aprofundar a espiritualidade do diálogo e da reconciliação, caminho imprescindível para a unidade dos cristãos e a convivência pacífica entre as religiões”, disse o assessor.

“Os Irmãos de Taizé buscam desenvolver um estilo de vida e uma espiritualidade que se caracterizam pelo esforço de reconciliar as pessoas, os povos, as tradições religiosas”, explica padre Elias. “Em várias partes do mundo realizam as Jornadas da Confiança, sempre ecumenicamente, promovendo o diálogo e a convivência pacífica entre Igrejas e Religiões”, acrescenta.

Durante os dias da Jornada, os participantes têm momentos de reflexão, de celebração e de convivência. Esses momentos acontecem tanto nas paróquias onde os participantes ficam hospedados. “São momentos oportunos para o conhecimento mútuo, o estudo de desafios do mundo atual, e a descoberta de como a juventude pode contribuir para um mundo melhor”, esclarece padre Elias.

“Num continente fortemente marcado pelo sofrimento e pela dor causados por tantos fatores, sócio-políticos e naturais, os jovens latino americanos foram chamados a mostrar o caminho da reconstrução de uma Terra habitável por todos, uma Terra de solidariedade e de paz”, concluiu o padre

Nenhum comentário: