segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Forania de Caratinga realiza encontro de CEBs





Realizou-se 21 de novembro, na cidade de Santa Rita de Minas mais um encontro das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Forania de Caratinga em comemoração ao Dia Nacional do Leigo e da Leiga, sempre celebrado na Solenidade de Cristo Rei do Universo.

O encontro iniciou às 09:00hs sendo presidida pelo Padre Adair José de Freitas e concelebrada pelo Padre José Geraldo Gouvêa na Paróquia Santa Rita de Cássia. Logo após a Santa Missa os participantes do encontro se dirigiram em procissão até o Ginásio Poliesportivo Municipal, sendo todos recebidos e acolhidos com um delicioso café da manhã.

Dando prosseguimento ao encontro, foi apresentado pelo Márcio, membro da Forania de Caratinga, Mariano, no qual fez durante a manhã uma riquíssima palestra sobre o importantíssimo papel do Leigo e da Leiga na Igreja Católica, além de fazer uma pequena introdução e explanação da nova Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Bento XVI, Verbum Domini, Palavra do Senhor; destacando os pontos principais para a vida dos Leigos na Igreja junto à Palavra de Deus. Após, foi montado um grandíssimo trenzinho humano representando o Trem das CEBs.

Logo após, foi servido no local um delicioso almoço. Prosseguindo, Mariano continuou com reflexões durante a tarde convidando diversos Leigos de também diversas pastorais a darem o seu testemunho de serviço à nossa queridíssima Igreja Católica. Encerrando sua participação, Mariano faz uma breve colocação sobre o Documento 62 da CNBB (Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos) e concluiu com um texto da Segunda Carta de São Paulo à Timóteo: “Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.” (2Tm 4, 1-5); destacando a missão do cristão leigo, que é de Evangelizar, ou seja, levar o Evangelho de Cristo a todos.

Concluindo também o encontro, foram devidamente feitos os agradecimentos e concedida a palavra ao Bispo da Diocese de Caratinga, Dom Hélio Gonçalves Heleno, no qual deu ênfase no Assembléia de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB (Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo) e também nos dados estatísticos de nossa Diocese (destacando aqui que a Diocese de Caratinga possui em média de 500 a 600 mil fiéis católicos e cerca de 100 a 200 mil protestantes). O encontro foi encerrado às 16:00hs com a bênção do nosso bispo e com um delicioso café da tarde.

Segundo Padre Joaquim da Rocha Calais, pároco da Paróquia São Judas Tadeu (Caratinga - MG) “estimava-se a presença de cerca de 300 leigos de toda a Forania de Caratinga”, mas surpreendeu-se ao reparar que ali havia em torno de 600 pessoas entre leigos, sacerdotes e demais pessoas ligadas à Forania de Caratinga. Nossa comunidade foi representada por dois leigos: José Lopes, coordenador da comunidade e Victor Hugo, membro das pastorais da comunidade.

Nenhum comentário: