segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Em sua 20ª edição Agenda Latino-Americana Mundial aborda Deus e religião



Em sua 20ª edição Agenda Latino-Americana Mundial aborda Deus e religião

Segunda-feira, 25 de outubro de 2010 - 11h17min


'Que Deus? Que religião?' Estes questionamentos são o tema da Agenda Latino-Americana Mundial, que em sua próxima edição, em 2011, completa 20 anos de existência. Sempre com temas atuais e que levam à reflexão, a próxima agenda abordará um assunto que não se restringe apenas aos interessados em religião, mas a todos que se colocam como construtores da paz e acreditam em ‘um outro mundo possível'.

Durante 20 anos, a Agenda Latino-Americana Mundial ofereceu reflexões sobre temas atuais e pertinentes. Na edição de 2011, o chamado é para uma conversa sobre Deus e religião, temas que, segundo Dom Pedro Casaldáliga, podem levar dúvidas sobre sua atualidade, pois "pensando em certas áreas do Primeiro Mundo" "Deus e a religião já eram".



Contradizendo isto, em texto introdutório, Dom Pedro revela que "na realidade, dá-se a contradição desconcertante de ver e sentir mais religiosidade do que nunca, e mais descrença também; com todas as ambigüidades e todas as oportunidades".



A partir de fragmentos como este, é possível compreender que a ‘Latino-Americana' não é apenas uma agenda como as outras, para ser rabiscada com anotações e lembretes durante o ano. Para Frei João Xerri, organizador do lançamento e da agenda Latino - Americana Mundial e Vice-provincial dos Dominicanos, este é um material de "consistência", que surgiu "para mudar o conceito de agenda".

"A Agenda Latino-America apresenta temas atuais para serem refletidos durante o ano todo. Para 2011, Dom Pedro propõe um diálogo inter-religioso e intercultural. Pessoas de todos os lugares estão contribuindo com esta ideia que surgiu da América Latina para o mundo", pontua.

Sobre a escolha do tema, Frei João analisa a volta dos assuntos Deus e religião para a atualidade. "A religião voltou à tona em todo o mundo e até nas campanhas políticas. Não só na daqui, mas se você analisar, na campanha dos Estados Unidos o tema também está sendo discutido. Há 40 anos não se via estes assuntos tão em evidência. Pensávamos que este debate tinha ficado para trás com os anos 60".

Justamente em virtude de Deus e religião estarem novamente ‘na boca do povo' foi que se decidiu abordar a temática. "Novamente se usa o nome de Deus em vão e por isso se pergunta: Que Deus? Que religião? Que espiritualidade? De que Deus se fala? Daquele que é bom para mim e ruim para os outros? Ou daqueles que é nosso Pai e Pai de todos?", questiona Frei João.

Não só estas interrogações, mas diversas outras contribuições que geram reflexões sobre Deus, religiões, paz e espiritualidade podem ser encontradas em artigos de Leonardo Boff, Frei Betto, José María Vigil, Juan Arias, Marta Granes, entre outros.

A Agenda Latino-Americana 2011 pode ser adquirida nas livrarias Ave Maria pelo 0800-7730-456 ou na loja virtual do site http://www.avemaria.com.br/editora/.

Lançamento

O lançamento da agenda aconteceu no último dia 23 de outubro, às 10h. O evento foi realizado no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, nº 141), em São Paulo.

Nenhum comentário: