domingo, 21 de novembro de 2010

CEBs reafirmam compromisso com o Planeta e a Vida - Sorocaba

Em reunião ordinária no último dia 06 de novembro as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Sorocaba reafirmaram seu compromisso com o Planeta e a Vida ao fazer o planejamento para o próximo ano e também formalizar as propostas de trabalho deste ano que se finda.

Tudo está sendo planejado e avaliado tendo sempre a questão da preservação do meio ambiente e da dignidade do ser humano. Três pontos foram definidos:

1 - Caixa de Solidariedade para ajudar as Vítimas de Catástrofes Naturais Madre Teresa de Calcutá.
Madre Teresa de Calcutá foi escolhida como padroeira do projeto de reciclagem de embalagens Tetra Pack que tem seus recursos destinados às vitimas de catástrofes naturais. A motivação para a escolha da fundadora das Missionárias da Caridade como modelo do projeto foi sua opção pelos mais pobres da Índia e também por celebrarmos neste ano o centenário de seu nascimento.
O projeto nasceu em fevereiro de 2010 com o triste terremoto do Haiti e continuou arrecadando o material para ajudar as vitimas dos abalos no Chile, das pessoas atingidas pelas enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco.

2 – Fundo para Construção de Cisternas no NordesteNo intuito de promover um gesto concreto com o povo nordestino que acolherá na Diocese do Crato, Ceará, o 13º Intereclesial das CEBs no ano de 2013 iniciamos o Fundo para Construção de Cisternas no Semiárido Brasileiro.
A arrecadação será feita por meio da reciclagem de garrafas PET e também de garrafas de vidro. A construção da cisterna será feita pela Articulação do Semiárido (ASA) e também da Cáritas Brasileira estão trabalhando juntas nesse projeto há vários anos.

3 – Coleta de Pilhas, Projeto Sabão e Visitas
Continua também a coleta de pilhas para correto descarte deste material que pode poluir o solo e as águas se jogado de maneira inadequada.

A coleta de óleo usado e sebo para o Projeto Sabão iniciado em setembro também continua no próximo ano fortalecendo a questão ambiental, economia solidária e geração de renda.

Visitas para buscar informações para melhor orientação da população e também para questionar o que tem sido feito serão agendadas no próximo ano. A Secretaria do Meio Ambiente, PROCON, Delegacia da Mulher e a Delegacia do Idoso são algumas das propostas de órgãos a serem visitados.


Éder Massakasu Aono

Nenhum comentário: