sábado, 13 de novembro de 2010

CEBs, promovem o 14° encontro em Belém

Comunidades ajudam a criar novos núcleos de evangelização


As Comunidades Eclesiais de Base, as Cebs, promovem o 14° encontro em Belém. Será na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Icoaraci, no domingo, 14, entre 8h e 14h. O objetivo do evento é reanimar o trabalho, visando à criação de novas comunidades até 2014, além de ser o momento de conhecer um pouco mais a realidade das que já existem.

Segundo a secretária da Cebs do Regional Norte 2 Regina Lúcia, é importante conhecer as realidades, principalmente para fazer com que aquelas que se encontram desanimadas devido às dificuldades para caminhar, ganhem um novo ânimo. Fato, aliás, que ela considera como sendo um dos papéis mais importantes do trabalho da Cebs: o de oração e luta por melhorias nas comunidades, como a que ocorreu na comunidade Transfiguração do Senhor, no Curuçambá em Ananindeua.

Regina afirma que essa comunidade encontrou desafios para levar adiante o trabalho de evangelização. O motivo foi o medo de atuar numa área perigosa. "O encontro deu uma nova perspectiva para seus trabalhos, pois falamos da força que nos impulsiona a continuar a caminhada que é o nosso Senhor Jesus Cristo por obra do Divino Espírito Santo. A Cebs tem a capacidade de cuidar da formação das próprias comunidades e de olhar, com compaixão, a realidade e incentivar as comunidades eclesiais de base a obter um relacionamento fraterno de igualdade com as demais comunidades pertencentes à mesma paróquia", diz.

O encontro ocorre duas vezes ao ano, com um primeiro momento em junho e agora no mês de novembro. Com o intuito de dinamizar os setores e, principalmente, conhecer a realidade das comunidades, o local do evento é escolhido por região episcopal.

Os encontros intereclesiais das Cebs acontecem desde 1975, com a primeira edição realizada em Vitória, no Espírito Santo, quando diversas dioceses se reuniram para uma troca de experiência e reflexão teológica e pastoral acerca da caminhada das Cebs. Além disso, o encontro nasceu com o objetivo de congregar bispos, religiosos, presbíteros, assessores e assessoras, animadores de comunidades, bem como convidados de outras igrejas cristãs e tradições religiosas.

PARTICIPAÇÃO

Todas as comunidades de Belém podem participar do 14º encontro das Cebs. A expectativa é que o encontro reúna as comunidades da Arquidiocese. As de Marituba e Ananindeua terão a missão de estar à frente de um momento de partilha e estudo do Documento 92 da CNBB com o tema: Mensagem ao povo de Deus sobre as comunidades Eclesiais de Base.

Um aviso importante para o dia do evento: as participantes devem levar bandeira ou estandarte de suas comunidades, além de vestir roupas com as cores de cada região episcopal: azul (Santana e Goretti), verde (Menino Deus e São Vicente), vermelho (Santa Cruz) e branco (São João Batista).

Nenhum comentário: