terça-feira, 16 de novembro de 2010

Menos terra concentrada, mais familias assentadas - 23ª Romaria da Agua e da Terra (Al)




Carta aos romeiros e romeiras

Companheiros e companheiras da caminhada,

A Comissão Pastoral da Terra de Alagoas (CPT-AL) e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), com o apoio da Arquidiocese de Maceió e da paróquia Nossa Senhora da Apresentação realizarão a 23ª Romaria da Terra e das Águas, no município de Porto Calvo, litoral norte alagoano.

A Romaria é um momento de celebrar as conquistas do povo camponês e animar a luta em defesa da reforma agrária e de vida digna no campo. É o encontro de caminhantes, de homens, mulheres, crianças e idosos que acreditam na mobilização social a partir do evangelho libertador de Jesus Cristo.

A Terra mal repartida ainda é uma realidade dura no campo brasileiro, principalmente em terras alagoanas, e impedem milhares de pessoas de terem acesso ao bem natural, colocado a disposição de todos(as), pelo nosso Criador.

A denúncia da concentração da terra faz parte da história da Romaria da Terra e das Águas, e este ano não será diferente, com o tema: Menos Terra Concentrada, Mais Famílias Assentadas. Vamos refletir, em sintonia com a campanha do limite da propriedade da terra e do Plebiscito Popular realizado em setembro, e a urgência na mudança da estrutura agrária alagoana. Não podemos conviver com tamanha concentração da terra e da renda, resultado de uma política colonial de ocupação do nosso território, no qual a terra é vista como mercadoria e a produção é voltada para abastecer os comércios da Europa e Estados Unidos, enquanto o povo alagoano vive na mais extrema pobreza.

O modelo de produção que queremos é voltado para agricultura camponesa, que respeita a mãe terra, cuida das águas, abastece o mercado local e coloca nas mesas das famílias alagoanas alimentos sadios, por um preço justo.

Esperamos contar com a participação de todos(as) no dia 27 e 28 de novembro durante a realização da 23ª Romaria da Terra e das Águas, leve sua camisa da romaria, seu chapéu, água, alegria e participe conosco deste ato de fé, resistência e luta! Em Maceió teremos ônibus, procure sua paróquia e adquira a passagem por R$ 4,00; as camisas da romaria estão sendo vendidas na sede da CPT por R$10. Mais informações: (82) 3221-8600 ou 9127-5773.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 27/11 (sábado)
20h00 – Concentração na comunidade Manganzala (Porto Calvo)
20h30 – Apresentações culturais
22h00 – Celebração da Santa Missa (presidida por Dom Muniz)
23h45 – Leitura da carta da Romaria

Dia 28/11 (domingo)
00h00 – Início da Romaria (De Manganzala ao assentamento Conceição)
05h00 – Café camponês e envio / Encerramento

Nenhum comentário: